Best Software

A origem do InDesign

Publicado em 15 de julho de 2016.

1 - bestso

Os dias de layout de impressos já foram mais difíceis. Mas sem este programa seriam ainda mais. Se hoje você recebesse um briefing para diagramar um livro, uma revista ou uma brochura qualquer, o que você faria?

“Oras, abriria meu Indesign e seria feliz editando meu impresso.”

Sim, querido designer, certa resposta. O Indesign é maravilhoso. Mas você já ouviu falar do seu antecessor? Os mais antigos com certeza já passaram por ele, o PageMaker.

PageMaker foi o primeiro programa Desktop Publish, criado em 1985. Desktop Publish, ou editoração eletrônica, é uma terminologia que caracteriza a era dos programas WYSIWYG (what you see is what you get), ou seja, softwares de edição de arquivos que simulam na tela exatamente o que é impresso.

2- bestso

3 best

Projetado em 1984 pelo jornalista Paul Brainerd e mais cinco amigos engenheiros, através da empresa criada por eles, a Aldus, o PageMaker 1.0 entrou no mercado em julho de 1985, custando aproximadamente $ 495 .

Sua primeira versão incluía todos os elementos necessários para layoutar impressos, como ferramentas de texto, importação de imagens e gráficos, ferramentas de desenho e posicionamento de elementos através do recurso drag and drop (arrastar e soltar). Era compatível com diversos sistemas operacionais, incluindo Mac e Windows. Em  compensação, não dava pra desfazer suas ações: a quantidade de níveis de undo era bem limitada.

4-bestso

Sua fama crescente, aliada às suas atualizações, fez do PageMaker o líder do mercado mundial de editoração eletrônica no início dos anos 90. A liderança, porém, foi ameaçada pelo QuarkXpress, que conseguiu deixar o gigante bem enfraquecido. Até que em 1995, a Adobe comprou o PageMaker, que deu continuidade à sua evolução até a versão 7, em 2011 (fonte).

Até que foi decretado o óbito do velho software com o nascimento do Adobe Indesign, desenvolvido pela mesma equipe que cuidava do PageMaker.

3best

Fonte:http://www.cutedrop.com.br/